Free JavaScript from
Rainbow Arch

Percas Perdidas: Brilhante insucesso

Percas Perdidas

quarta-feira, outubro 12, 2005

Brilhante insucesso

Mais uma nova e brilhante ideia para combater o insucesso escolar: aulas de apoio para alunos com mais de três níveis inferiores a três, no final do primeiro período lectivo. Esqueceram-se foi de dizer que a medida já existe e já é aplicada à muitos anos, que as escolas não tem espaços físicos nem recursos humanos suficientes para dar resposta aos alunos que são propostos para apoio, que alguns alunos não vão fazer nada para os apoios porque simplesmente não querem fazer. A única novidade é que agora vai ser obrigatório. É muito pouco para combater o insucesso escolar, mesmo muito pouco. Mas enfim, se a sociedade achar que é uma boa medida será uma grande medida política. E não é isso que interessa ao Governo?
Já à uns meses atrás foi anunciado pelo Eng. Sócrates a nova preocupação fundamental em termos de educação: o 1ºciclo. É de louvar! Tantos anos de estudos, reformas, contra-reformas, medidas e mais medidas para se perceber que se devia começar pela base de todo o sistema educativo. Depois anuncia-se o Inglês no 1ºciclo como a grande solução para o problema. Bravo!
Para não falar nos professores das ESE que leccionam no 1ºciclo, que vão receber formação no ensino da Matemática porque supostamente estão mal preparados para o fazer. Ainda bem que se lembraram disto e que resolveram entregar a reciclagem dos docentes às mesmas ESE que os formaram. Terá isto algum sentido?