Free JavaScript from
Rainbow Arch

Percas Perdidas: Debates Televisivos: Balanço

Percas Perdidas

quarta-feira, dezembro 21, 2005

Debates Televisivos: Balanço

Os Vencedores
Durante estes debates notou-se, claramente, que Mário Soares é o candidato que melhor mostra conhecimento do órgão de Presidente da República e, ao mesmo tempo, possui um enorme à-vontade com as câmaras de televisão e em contacto com os Portugueses.
Nota também positiva para Jerónimo de Sousa e Francisco Louçã. Ambos sem aspirações na vitória nestas eleições mas têm sabido, com grande mérito, marcar o terreno dos partidos políticos que lideram. Julgo que esse era o objectivo de qualquer um deles para estas eleições. E parece-me que está a ser atingido.

Os Vencidos
O principal derrotado destes debates foi, claramente, Cavaco Silva. O candidato de direita não foi capaz de apresentar uma ideia nova ou um projecto mobilizador. A verdade começa a vir ao de cima.
Outro derrotado foi Manuel Alegre com desempenhos cinzentos. Como alguém disse esta noite, trata-se de uma candidatura que aposta, somente, em 5 ou 6 frases feitas e em criticar o “aparelho” do PS de que Alegre faz parte há mais de 30 anos. É natural por isso que Portugueses se comecem a questionar sobre a sua credibilidade para o fazer. Nada que eu já não tivesse aqui dito.

É curioso constatar que ambos os derrotados possuem uma característica em comum: já negaram o seu próprio Partido. Quem não se recorda da rasteira de Cavaco Silva a Fernando Nogueira em 1995? Quem não se lembra da moeda boa expulsar a moeda má? Ou da polémica dos cartazes dos antigos líderes do PSD?

3 Comments:

  • Concordo completamente com essa análise!

    O que realmente me preocupa é o facto das pessoas se esquecerem de que é Cavaco Silva... E lá vai ele andando calmamente sem ser questionado sobre questões que o podem comprometer...

    Ontem Soares perdeu uma boa oportunidade de tentar colocar essas questões...

    Alegre... Bom nem vale a pena comentar! Na realidade ele é Triste, revoltado com a derrota que teve no PS e apostado em fazer uma revolução quando na realidade este País já não é um país de revoluções ou revolucionários...

    Deveria seriamente pensar em ir para a América Latina... Por lá ainda aparecem umas figuras bastante revolucionárias... Talvez tivesse sucesso!

    By Anonymous Anónimo, at 12:14 da tarde  

  • Soares sabe para que serve o cargo de PR?
    Mas, nos debates nunca falou nisso. Apenas falou de Cavaco, o que demonstra um desprezo pelos portugueses, já que nunca se preocupou em referir como poderia exercer o seu cargo. Talvez por "saber" que não terá 50% dos votos...
    Enfim! Cavaco evoluiu. Soares regrediu...

    By Blogger Pedro, at 4:27 da tarde  

  • Cavaco Silva foi um senhor, ontem à noite. Não simpatizo especialmente com o Professor, as demonstrou clara e devidamente que sabe o significado das palavras honra, dignidade e postura.
    O último dos carismáticos num mundo político em que esses mesmos valores começam a desaparecer com as peixeiradas que tornam a vida política mito mais pobre.
    Soares apenas demonstrou que está pior do que ele mesmo, do que sempre foi. Regrediu e bastante.
    "Palavras sem resposta ficam em casa" já dizia a minha avó.
    Demonstrou e defendeu até à última um currículo de vida política que ele não inibe de mostrar, como último argumento para esta candidatura anedótica.
    Todos aqueles que não sabiam ontem à noite em quem deveriam votar, concerteza não irão votar num homem desesperado.
    Venha o futuro...

    By Blogger A, at 8:18 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home