Free JavaScript from
Rainbow Arch

Percas Perdidas: Chico-espertismo

Percas Perdidas

terça-feira, novembro 08, 2005

Chico-espertismo

O Presidente da República defendeu hoje, no final da Presidência Aberta dedicada ao Turismo:
"Precisamos de arvorar a causa do ordenamento do nosso território em termos correctos e sustentados como uma grande causa nacional. (...) Esta é, não apenas a única maneira de combater tantos desastres e evitá-los no futuro, mas também o modo como saberemos agir com vista a esse futuro".
"Temos de combater o oportunismo e o chico-espertismo que degradam a nossa oferta e minam a nossa credibilidade. Combater os protagonistas do chamado lucro fácil e imediato".
Está muito bem dito, mas seria melhor explicar aos nossos governantes o que é que quer dizer ordenamento do território. É que tenho a sensação que para eles isso significa entre outras coisas:
- Construir o máximo que se puder
- Abandonar os espaços verdes e não construir mais (Deus nos livre, a despesa que dá manter jardins, parques e florestas)
- Construir hotéis em cima das dunas
- Aprovar projectos turísticos em zonas ecológicas
- Alterar os PDM's de modo a favorecer quem mais convém
- Cortar sobreiros
- Vender terrenos de cultivo que depois se tranformam em áreas de contrução
- ...
Já sobre chico-espertismo não precisa de esclarecer, todos sabem o que é. Apesar claro, de nunca terem tido conhecimento de nenhum caso em concreto.
As palavras do nosso Presidente são sábias, pena que venham um pouco tarde...
... para aí umas décadas.
Não será tarde de mais?
Pode não ser mas tenho quase a certeza que quando se olhar para o ordenamento do território como uma causa nacional, será muito tarde.