Free JavaScript from
Rainbow Arch

Percas Perdidas: Aulas de substituição

Percas Perdidas

quinta-feira, novembro 17, 2005

Aulas de substituição

Sou contra as aulas de substituição. Os alunos precisam de espaço para se divertirem, para brincar e o tempo que lhes é dado hoje em dia é cada vez menos, além disso na maioria das escolas estas aulas não servem para nada, desde realizarem-se jogos, ver-se filmes, conversar, brincar com o telemóvel ou literalmente não fazer nada, vale tudo para manter os alunos na sala.
Educando meu não iria às aulas de substituição obrigado, iria se quizesse, antes andar a jogar futebol ou a namorar do que estar fechado dentro de uma sala por nada.
No entanto se a senhora Ministra, sempre apoiada pelos pais dos meninos, quer mesmo estas aulas da treta, pelo menos que pense um pouco para saber exactamente o que se pretende, se a ideia é só manter os alunos longe do recreio, porque é isso que acontece na grande maioria das escolas.
Já agora que falei na Sra. Ministra aproveito para dizer que na sua última entrevista na RTP, mentiu ou desconhece o que se passa nas escolas, porque é perfeitamente normal e frequente um professor ir substituir um colega de outra disciplina qualquer.
Mas se acham que esta medida vai resolver os problemas do ensino, que não digam que eu estou contra esse objectivo, por isso aqui fica um exemplo de como se pode tirar algum aproveitamento da medida em causa.
Na escola onde lecciono, os professores tem marcado no seu horário as horas de substituição que vão fazer e são sempre correspondentes a horas de um outro professor que lecciona a mesma disciplina. O professor substituto vai sempre a essas aulas mesmo quando o professor efectivo não falta, tendo como função dar apoio individualizado aos alunos com mais dificuldades. Quando o professor efectivo falta, há então a substituição, assim o professor substituto mais facilmente assegura a aula, ou com material deixado pelo outro professor ou fazendo revisões da matéria dada.
Claro que se o professor substituto está normalmente na aula e assegura a mesma em caso de falta do efectivo, essas horas deveriam ser pagas como eram antes, ou não?

6 Comments:

  • Mas não tem de ser assim:

    http://ocontradito.blogspot.com/2005/11/aulas-de-substituio.html

    By Anonymous Anónimo, at 7:21 da tarde  

  • Ao que me é dado a entender, o Dr. Daniel Sampaio propõe que se encham mais chouriças.

    By Blogger M, at 7:31 da tarde  

  • Estás a ser justo, penso eu.
    Obrigado. Sou obrigado a agradecer porque não é habitual.
    Abraço

    By Blogger M, at 4:57 da tarde  

  • Ligou no outro dia a perguntar por ti. Disse que te mandava um beijo.

    By Blogger M, at 5:14 da tarde  

  • Sou a favor das aulas de substituição. É certo que não vai resolver os problemas da educação, mas pelo menos é um começo.

    Se os alunos vão às aulas de substituição para nada, aí a responsabilidade é do professor e da escola.

    Escrevi um pouco mais sobre este assunto no LaranjaComCanela.

    By Blogger Laranjinha, at 2:12 da manhã  

  • Desculpe, a responsabilidade é do Ministério e no máximo das escolas.
    É que ainda não tive conhecimento de um único professor que se tivesse recusado a dar as aulas de substituição conforme as orientações do Ministério e/ou da escola. Se o Ministério não sabe o que quer e consequentemente as escolas também não, depois a culpa é do professor?

    By Blogger M, at 2:40 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home