Free JavaScript from
Rainbow Arch

Percas Perdidas: outubro 2005

Percas Perdidas

segunda-feira, outubro 31, 2005

Imflamável

Com a quantidade de álcool que os nossos GNR bebem, pelos vistos em quantidades cada vez maiores, não sei se será boa ideia a medida anunciada de criar as GIPS para combater os incêndios.
Corre-se o risco de em vez de ajudarem a combater contribuam para o aumento dos fogos. Por via das dúvidas, deviam andar com a seguinte frase colocada nas costas da farda:
PERIGO DE INFLAMAÇÃO

Prostituição

Então a prostituição não é legal em Portugal?
E só agora é que avisam? Eu desconhecia tal facto.
Com a quantidade de putas por essas estradas fora, casas da especialidade com anúncios no jornal, meninas que atendem em apartamentos a ao domicílio, pensei que era legal.
Quem quer vai às putas, desde camionistas, polícias, juizes, investigadores criminais, políticos, mas é ilegal?
Há putas, todos sabemos que há, muitos vão, as autoridades sabem onde há, muitas vezes frequentam esses locais e como ninguém faz nada pensei que não havia problema.

Deixem ouvir

Presidenciais, Autárquicas, Legislativas, referendos...
Quando é que vão parar de confundir as coisas?
Estou farto que confundam tudo. Quando é que vão perceber que dos resultados de umas eleições ou até de referendos, não se podem retirar ilacções para outras eleições que não tem nada a ver?
Só se pensarem que os portugueses são assim tão burros que não conseguem diferenciar umas presidenciais de umas legislativas.
Os acontecimentos sobre as Presidenciais tem passado mais vezes pelos partidos do que pelos candidatos, quando esta é uma eleição pessoal. Se os partidos já declararam o seu apoio agora que se calem e deixem ouvir os candidatos.

Agradecimento

Há dias de sorte, onde as coisas surgem sem nada termos feito para as alcançar. Um blogue, feito por pessoa(s) anónima(s), decidiu-me dedicar dois posts na sexta-feira passada. Primeiro aqui, reforçando a minha notoriedade logo a seguir. Voltando a frisar que não me achando merecedor de tamanha atenção, terei porém de a agradecer. Como diria Mário Soares: "Bem ou mal, o que interessa é que falem de mim".

Presidenciais - WWW

Cavaco Silva - www.cavacosilva.pt/
Francisco Louçã - www.franciscopresidente.net/
Jerónimo de Sousa - www.jeronimodesousa.org/
Manuel Alegre - www.manuelalegre.com/index.php
Mário Soares - www.mariosoares.net/default.aspx

Halloween

Deixamos morrer algumas das nossas tradições e depois importamos isto que não nos diz nada.



O amor é louco

domingo, outubro 30, 2005

Presidenciais

O CDS-PP apoia a candidatura do Prof. Cavaco Silva. Em quem votará o Paulinho das feiras?

Rosto de pedra na sombra

sábado, outubro 29, 2005

Poligamia

Casamento
União de facto
Casamento homossexual
E agora que apareceu este caso
Ao qual certamente se seguirão muitos mais em outros países
Qual o argumento que vai ser invocado para a recusa legal?
Qual é o limite?
E porquê?

Alfaiates no Mondego

Mudança de hora

Na madrugada de domingo, às 2:00 os relógios devem ser atrasados 60 minutos.
Aqui ficam algumas sugestões para ocupar essa hora que vai ser "ganha":
- Dormir
- Copos
- Sexo
- Ler
- Rever o último FCP-SLB
- Analisar o Orçamento de Estado
- Ler o Código Penal

Amazonia


Fotografia: El Pais
Amazónia - Desmatamento e seca

sexta-feira, outubro 28, 2005

Justiça Portuguesa

- Possibilidade do crime prescrever
- Quebra do segredo de justiça
- Hipótese de fuga para o Brasil para escapar a prisão preventiva
- Adiamento do julgamento por tempos e tempos
- Possibilidade de fuga durante uma precária
- Cumpra apenas metade da pena
- Eleição para uma Câmara Municipal mais que certa

Portugal - Onde o crime compensa!

TGV

Depois de todos os estudos realizados e muito dinheiro gasto para a escolha do trajecto para o TGV, parece que os resultados foram inconclusivos, ou demasiadamente abrangentes. Apesar de todos os estudos, qualquer um pode sugerir um trajecto ou vários, porque estes estão sempre bem enquadrados.
Por isso, deixo aqui também a minha proposta para a ligação Lisboa-Porto:
Lisboa-Ota-Entroncamento-Leiria-Coimbra-Alfarelos-Aveiro-Porto
É do senso comum que comboio que é comboio tem de parar no Entroncamento e em Alfarelos, onde nesta última se ouvirá a já celebre voz que dirá:
"Alfarelos! Acabou de dar entrada na linha nº4 o TGV proveniente de Lisboa, com destino ao Porto. Os senhores passageiros que se destinam à Figueira da Foz..."

quinta-feira, outubro 27, 2005

Simetrias Ardidas



quarta-feira, outubro 26, 2005

Educação

Nova reforma do sistema educativo causa polémica em Inglaterra.

Mickey and Minnie

Mickey: Minnie! I want the divorce!

Minnie: What?! Are you fucking crazy?

Mickey: No! I'm fucking Daisy!

Soares é Fixe



O papel do Presidente da República no actual contexto português é por muitos desconhecido. Este é o último garante da estabilidade política do nosso país, como o comprovou recentemente, e muito bem, o Dr. Jorge Sampaio.
Confesso que nas próximas eleições não terei qualquer dúvida para quem irá o meu voto. O Dr. Mário Soares foi desde sempre um combatente da Liberdade. Foi ele que de uma forma decisiva derrotou o perigo comunista no famoso verão quente. Foi o Dr. Soares que, muito corajosamente, implementou o rigor em 1983-85 e com a ajuda do FMI evitou que Portugal caísse na bancarrota. Foi o Dr. Soares o grande defensor da nossa adesão à CEE.
Mário Soares, homem de diálogo e europeísta convicto, deixou um legado muito importante nos 10 anos que esteve no Palácio de Belém (1986-1996).
Voto em Soares não por aquilo que fez, mas por tudo aquilo que ainda irá desenvolver.
Mário Soares é fundador do PS e da Democracia Portuguesa e é a sua principal referência ideológica. Outros porém limitaram-se a apanhar a boleia do trabalho desenvolvido pelos pioneiros.
Homens com o nosso candidato não tem prazo de validade. São aliás com o vinho do Porto. O quanto aprendi ao assistir às palestras que Mário Soares leccionou na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, melhorando com o passar dos anos e o acumular de experiência. Mário Soares tem 80 anos? Isso, num país desenvolvido, é uma grande mais-valia. Quem não se recorda de quanto deliciosas e lúcidas eram as saudosas intervenções e as análises do Dr. Fernando Valle já com mais de 100 anos de vida? Só que não teve a sorte de o ouvir, com toda a certeza. Deixemo-nos de provincianismos pseudo-intelectuais.
E, que eu saiba, o Dr. Mário Soares nunca vendeu os seus ideais nem por estátuas nem por outra coisa qualquer. Alguém enfiará a carapuça? Eu sei, mas não digo.

terça-feira, outubro 25, 2005

Cavaquismo / Soarismo

Os apoiantes do Prof. Cavaco Silva apresentam o seu candidato à Presidência da República como o salvador da pátria. Já os apoiantes do Dr. Mário Soares, assim como a esquerda em geral, apregoam que é o diabo na pessoa de Cavaco que aí vem. Mário Soares é visto pela direita como velho e incapaz de fazer frente a Cavaco no seu passeio triunfal. O PS defende Soares como o único com possibilidades de bater Cavaco Silva nas urnas.
A verdade estará algures no meio. Não são demónios nem salvadores, são homens. Deveria ser preocupação de todos contribuir para a promoção das ideias de cada candidato e acabar com estes extremismos parvos, que já começam a cansar.
Não se esqueçam porém, quer uns quer outros, que se podem enganar nas previsões. Ainda não votámos. Nunca gostei de vencedores antecipados.
E que ninguém se iluda, qualquer que seja o próximo Presidente da República Portuguesa, o país esse continuará igual.

Nélson

Miguel? Quem?

Mondego

segunda-feira, outubro 24, 2005

Karting

Este domingo aproveitei para ir com uns amigos andar de Karting. Foi uma experiência muito agradável, que espero repetir.

sexta-feira, outubro 21, 2005

35 Horas

VAMOS EXIGIR AS 35 HORAS!!!
Porque não mudamos de agulha, pessoal?...
Vamos passar a exigir as 35 horas semanais...
Assim a nossa sociedade não pode acusar os professores de trabalharem pouco...
É isso, quero trabalhar 35 horas e não me preocupar mais com a escola!

Então, é assim:"Tenham paciência, mas não trago os testes!
É que os computadores estiveram toda a semana ocupados por outros colegas.
Fiquei até à hora de sair a olhar para as moscas, porque não tinha onde trabalhar (o portátil é MEU, é para actividades de lazer, a escola não mo ofereceu!).

Depois fui passear com a família.
Estava fora das 35 horas.

Vamos ver se para a semana temos mais sorte!
"Ou então:-"O Stôra!!! Outra vez o mesmo CD???"
Tenham lá paciência, já requisitei outros no ano passado(iguaizinhos a uns que comprei para me entreter enquanto brinco com os meus filhos depois das 35 horas).
Ainda estou à espera. Mas esta música é muito interessante, ora vamos lá abordá-la de uma outra forma, de certeza vocês vão gostar muito." Sejamos criativos!

Ou ainda:"Desculpem lá, mas vou ao cinema com a minha mulher! São 17h e não posso continuar nesta reunião!" (Claro que posso ser obrigado a isso, se pagarem as horas extraordinárias ou um suplemento de isenção de horário!")

Já agora. e a propagada necessidade de formação contínua, deactualização??? No meu tempo familiar??? NEM PENSAR!!! Só nas desejadas 35 horas!!!! EU QUERO UM HORÁRIO DE 35 HORAS!!!! E QUERO ORGANIZAR A MINHA VIDAPROFISSIONAL À VOLTA DESSAS 35 HORAS!!!! Exijo que me obriguem a estar na escola 35 horas, e mais nada!

Ou então calem-se e não me falem mais nisso pois, com jeitinho, pego num cronómetro e passo a impor-me 35 horas, mesmo que não mo obriguem!!! Mas quero mais...Quero tirar as férias em diferentes alturas do ano e não ter de gramar sempre o Agosto!!! Vou já escolher: quero uma semana em Março, outra em Novembro e duassemanas na 1ªquinzena de Julho!

E vou vender o meu PC de casa porque vou conseguir fazer tudo na minha escola!! Vai ser fantástico! E acabem de vez com as interrupções lectivas! Fazemos tudo nas 35 horas semanais.Não gasto mais papel, nem tinteiros nem outro material que não exista na escola.

Finalmente terei tempo para mim e para a família! Vamos todos lutar pelas 35 horas! Quero também deixar de ter o porta-bagagens do meu carro transformado num escritório ambulante, carregando testes, apontamentos e livros de casa para a escola e vice-versa. Também quero poupar nos tinteiros para a impressora, nas resmas de papel e na energia eléctrica que gasto em casa, à conta da necessidadede preparar aulas, instrumentos de avaliação, reuniões, etc. E mais, quero almoçar a horas e com sossego. As sandes do bar daSala dos Professores (da Sala dos Professores!), ingeridas num curto espaço de tempo, já me estavam a fazer mal ao estômago.

Também quero que as reuniões acabem a horas e não se prolonguem para além das 20 horas, já para não falar de alguns Pedagógicos em que a Ordem de Trabalhos traz assuntos mais complicados que vão para além dessa hora. Por vezes aproximam-se da meia-noite!

Quero sair à noite descansadamente, para tomar um café, sem pensar que ainda tenho alguns testes para corrigir, algumas notas a rever por causa das avaliações intercalares, etc...etc...etc...

Quero, imploro e exijo passar a cumprir sete horas diárias na escola, com hora de entrada e saída. Estou farta de fins-de semana com trabalho. Quero sair da escola e deixar lá todos os problemas relativos a ela. Estou farta que me apontem o dedo a dizer que só trabalho 22 horas semanais ou menos! Vamos exigir as 35 horas na Escola!!!


(autora desconhecida - enviado por e-mail)

quinta-feira, outubro 20, 2005

Coimbra - Latada 2005



Greve

Apresentam-se a seguir os números da greve da função pública de hoje.

Segundo os sindicatos:
90% aderiram à greve
10% não aderiram porque ocupam em cargos de nomeação política

Segundo o Estado:
89,999% foram trabalhar
10% estão de baixa médica
9 funcionários fizeram greve

Paulo Bento

Não sou de condenar as pessoas antes do início, mas colocar o Paulo Bento como treinador principal do Sporting é um grande tiro no escuro.

Moreira

Moreira foi operado a um joelho e só voltará a jogar em cima do Mundial de 2006. E o que fará agora Scolari que o segundo melhor guarda-redes português pode não poder ser convocado para a competição. O primeiro é Vitor Baía e esse claro não vai nem pintado de ouro. O que vale é que Rui Nereu está aí.

8:00

Cavaco Silva anunciará a sua candidatura a Belém. Começará a grande corrida...

quarta-feira, outubro 19, 2005

Sporting

Gostei de ver o Presidente do Sporting Clube de Portugal justificar a crise que a equipa atravessa. Para espanto de todos, culpou a comunicação social e o sistema. Ora aí está um discurso que nunca tinha sido proferido pelo presidente leonino. Nunca, isto é tirando todos os jogos que o Sporting tem perdido. Acho que já é tempo de inventar outra desculpa, esta já se torna patética.
Peseiro acabou por ter de se demitir muito por culpa dele próprio. Na época passada quando um jogador da sua equipa o insultou em público, não fez nada. Depois um outro jogador ficou mais uma série de dias do que era suposto no Brasil e que fez Peseiro? Colocou-o logo a jogar. Claro que estas situações se não são resolvidas acumulam-se e acabam sempre mal. Peseiro sai a meu ver porque não se consegue entender com os seus jogadores.

Nobel para Sócrates

José Sócrates depois de ter anunciado a encomenda da Vacina contra a Gripe das Aves, certamente descoberta por ele mesmo, uma vez que é desconhecida do resto do mundo, será um dos nomes na lista para o próximo Nobel da Medicina.

segunda-feira, outubro 17, 2005

Vida inteligente

Calvin & Hobbes - Bill Watterson - Gradiva

Desemprego? Emprego?

Com o Orçamento de Estado apresentado hoje pelo Ministro das Finanças, prevê-se um aumento da taxa de desemprego, que pode chegar aos 7,7%.
Qual não é o meu espanto ao ver um noticiário em que ouço o Sr. Ministro do trabalho e da Solidariedade Social, Vieira da Silva, dizer que o combate à pobreza em que vive um quinto da população portuguesa passa, para além de um conjunto de outras medidas, pelo aumento do emprego.
Deve ter sido um lapso.

Democracia

Quando era ainda muito jovem, tive o prazer de ser aluno de um saudoso professor de Filosofia que muitas vezes alertava para a democracia de hipermercado em que viviamos. Funciona assim: todos entramos no hipermercado, somos todos iguais, circulamos pela superfície comercial na mesma condição em que entrámos, mas na altura de sair pela caixa percebemos que não somos assim tão iguais. Penso que este exemplo não tenha uma ideologia comunista por trás, não é disso que se trata.

Viagens

Conheço tão pouco... Tenho de me fazer mais à estrada! (O seu mapa)

Peseiro, fica!

Agora que eu começava a simpatizar com o homem é que o querem mandar embora?

domingo, outubro 16, 2005

Municipal de Braga: 1000 Euros

Pela utilização do Estádio Municipal de Braga, que foi o estádio mais caro do Euro 2004, a Câmara Municipal de Braga cobra ao Sporting de Braga a quantia de 1000 Euros mensais, sem que o clube tenha qualquer despesa ou responsabilidade de manutenção do recinto. Quando se fala cada vez mais no problema que as Câmaras Municipais enfrentam para rentabilizar os estádios, penso que o Município de Braga realizou um excelente contrato. O Braga deve pagar mais a qualquer um dos seus jogadores profissionais do que paga para jogar no Municipal de Braga. Dirão alguns que é uma maneira de apoiar o desporto, promover a região ou sei lá o quê, mas para mim é simplesmente uma vergonha. Não há dinheiro para pagar os estádios mas fazem-se acordos destes? Ainda falam da promiscuidadde entre a política e o futebol, de relações suspeitas... Está à vista de todos!

Duarte e Companhia



Dá-me um beijo no anel e chama-me Padrinho!

A série de culto Duarte e Companhia está de volta, agora em DVD, com os inesquecíveis Duarte, sogra do tijolo na carteira, Tó, Joaninha, Professor Ventura, Lucifer, Átila e Chinês (eu não sele chinês, eu sele japonês).

quinta-feira, outubro 13, 2005

Pauleta

Como é que um avançado mediano bate o record do grande Eusébio?

quarta-feira, outubro 12, 2005

Katrina



Felgueiras- Isaltino- Valentim

É muito fácil perceber porque foram eleitos Fátima Felgueiras, Isaltino Morais e Valentim Loureiro. Os portugueses votaram naqueles com os quais se identificam. Não somos nós os portugueses que fazemos trapaças e habilidades para fugir ao fisco, tirar partido das situações, favorecer os nossos amigos, pensamos só em nós e nunca no bem comum?
Já imaginaram que lógica teria um grupo de porcos eleger um boi para os governar?
(sem qualquer ofensa para os animais referidos)

Finalmente chuva

Até que enfim chegou a chuva, já não era sem tempo. Já andava farto de ouvir os agricultores pedirem mais dinheiro. Só espero que chova mais para não ter de gramar com eles outra vez a queixarem-se. Mas que não chova o suficiente para terem colheitas acima da média senão vão pedir dinheiro porque ultrapassarm as quotas de produção, e que não chova demais porque nesse caso vão implorar por mais verbas uma vez que as colheitas foram destruídas.

Brilhante insucesso

Mais uma nova e brilhante ideia para combater o insucesso escolar: aulas de apoio para alunos com mais de três níveis inferiores a três, no final do primeiro período lectivo. Esqueceram-se foi de dizer que a medida já existe e já é aplicada à muitos anos, que as escolas não tem espaços físicos nem recursos humanos suficientes para dar resposta aos alunos que são propostos para apoio, que alguns alunos não vão fazer nada para os apoios porque simplesmente não querem fazer. A única novidade é que agora vai ser obrigatório. É muito pouco para combater o insucesso escolar, mesmo muito pouco. Mas enfim, se a sociedade achar que é uma boa medida será uma grande medida política. E não é isso que interessa ao Governo?
Já à uns meses atrás foi anunciado pelo Eng. Sócrates a nova preocupação fundamental em termos de educação: o 1ºciclo. É de louvar! Tantos anos de estudos, reformas, contra-reformas, medidas e mais medidas para se perceber que se devia começar pela base de todo o sistema educativo. Depois anuncia-se o Inglês no 1ºciclo como a grande solução para o problema. Bravo!
Para não falar nos professores das ESE que leccionam no 1ºciclo, que vão receber formação no ensino da Matemática porque supostamente estão mal preparados para o fazer. Ainda bem que se lembraram disto e que resolveram entregar a reciclagem dos docentes às mesmas ESE que os formaram. Terá isto algum sentido?

terça-feira, outubro 11, 2005

Constipado

Ligeira dor de garganta, um pouco de febre, corpo cansado, adivinho que estou a ficar constipado. Amanhã como bom funcionário público e como bom português vou ao médico pedir um atestado para o resto da semana e antibióticos que vou parar de tomar a meio do tratamento. Calha bem porque 4ª feira tenho um jantar e assim já posso beber mais uns copos uma vez que não tenho de ir trabalhar na quinta. Vou procurar as minhas pantufas, vai ser uma semana complicada...